Noticias

Governo Federal Lança por Meio do MEC Carteirinha Estudantil Digital Gratuita

26112019 contratobrasil novo post5089145931036279058 Governo Federal Lança por Meio do MEC Carteirinha Estudantil Digital Gratuita

O Ministério da Educação lançou nesta segunda feira (25) o Aplicativo ID Estudantil, que é a carteira de estudante virtual, dando direito a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Antes de tudo, para saber como obter o documento, será necessário que a instituição de ensino em que o estudando está vinculado, adicione os dados do mesmo Sistema Educacional Brasileiro (SEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);

Feito o cadastramento, ficará sob responsabilidade do aluno baixar o app ID Estudantil no celular e realizar seu cadastro de perfil.

Aos que não conseguirem realizar cadastro, basta procurar as suas instituições e ensino e solicitar que seja feito o cadastro junto ao MEC, segundo pronunciamentos do Presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, que foram feitos na cerimônia de lançamento do ID Estudantil.

De acordo com seus dados, 10.804 instituições já realizaram cadastro. Destas, 1.966 já deram início ao envio das informações dos seus alunos ao SEB.

Tais informações ficarão em um bando de dados nacional que subsidiará algumas das políticas públicas a serem implantadas pelo governo no setor da Educação.

O documento terá um custo de R$ 0,15 por unidade para o governo, mesmo assim, será gratuito para o estudante, segundo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ele disse: “Não cobraremos porque a estruturação dessa cobrança sairia mais cara do que o custo por unidade”.

O Ministro afirma que documentos similares poderão ser fornecidos pelas instituições de ensino ou também por meio de grêmios estudantis.

Ele disse: “Se for o caso, podem inclusive cobrar por isso. O que fizemos foi acabar com o monopólio e a exclusividade daqueles que sempre forneceram esse documento. Se, Ideologicamente, o estudante quiser, ele pode pagar quanto for pela carteirinha”, acrescentou.

carteira digital gratuita Governo Federal Lança por Meio do MEC Carteirinha Estudantil Digital Gratuita

Pare prevenir fraudes, o MEC informou que realizará cruzamento dos dados fornecidos por meio de apps com as informações da Carteira Nacional de Habilitação e, no caso de estudantes que não tem CNH, com os dados fornecidos para o documento de identidade (RG).

Ainda de acordo com o MEC, eventuais dúvidas sobre os apps podem ser tiradas por meio de site.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

Você deseja participar do processo seletivo desta vaga?

WhatsApp GRUPOS DE VAGAS.